Reflexões

VOCÊ PODE SONHAR ENQUANTO ISSO…..

– Jack, você pode sonhar enquanto isso…..

Essas são palavras do Pedro, uma criança de 3 anos, filho de uma amiga querida, quando falei a ele que estava com saudades e que não via a hora de ir ao seu aniversário.

Entretanto, desde que essa frase foi pronunciada por ele parece ressoar no meu ser cada vez que eu penso que algo não vai dar certo ou quando não acontece como esperava.

Para mim, esse “sonhar” trouxe reflexão e significado.

Qual o problema em sonhar?

Não realizar?

Desejar é um dos processos, claro que não o único, é virtualizar um projeto, é idealizar aquilo que queremos, esse é o primeiro passo para materializar. Nada aparece do nada, o querer vem primeiro para criar essa atração. É muito triste achar que sonhar são para poucos.

Sonhar é ativo e dinâmico, é crescer algo dentro da gente, é ganhar motivação para ir atrás dos nossos objetivos, é gerar a expectativa para o que vai chegar, é sentir aquele friozinho na barriga. Partindo desse ponto, eu afirmo, que você não só pode sonhar enquanto isso, como pode sonhar quando, como, onde, com quem e o que quiser. Alguns podem demorar a acontecer, outros nem darem certo, mas você pode sonhar enquanto isso.

É clichê, mas sonhar não custa nada e você pode sonhar em quantidade, qualidade e variedade, pode mudar e voltar no mesmo, isso é super saudável e pode ser muito prazeroso. Essa é a impermanência da vida que só a criança é capaz de viver de forma natural, por isso aproveitam muito mais e se preocupam menos, enquanto nós buscamos resgatar essa parte que perdemos.

O sonho ajuda a despertar a fé, pelo menos em mim, porque acreditar é estado de presença a ponto de querer, ir atrás e desapegar, repousar e se entregar, com esperança e expectativas realistas, sabendo que se fez o possível.

Se observarmos, o ato de dormir é colocar a cabeça no travesseiro e descansar. Sonhar tem essa simplicidade, mas se torna pesadelo e angustia quando ficamos apegados, ou quando ficamos só na idealização, procrastinando, sem tentar. Só você sabe e decide quando e como realizar, se quiser realizar, porque você pode simplesmente só sonhar enquanto isso.

Claro que quando o Pedro lançou essa frase carinhosa, ele não quis dar todos os significados que eu dei, só quis mesmo dizer que o dia do seu aniversário ia chegar em breve. Ele não sabia o tempo que demoraria, mas sabia que chegaria. É incrível aprender com as crianças, mas é preciso estar atento. Eu me permiti essa viagem, quem sabe você também não faça a sua própria. Por isso neste dia das crianças deixo aqui esse texto e uma obra do artista Banksy, que representa a esperança!!!

Disponível em https://www.facebook.com/522439804819782/videos/152111119074414/?modal=admin_todo_tour

Texto e vídeo de Jacqueline M. Silva

Imagem da internet

2 comentários em “VOCÊ PODE SONHAR ENQUANTO ISSO…..

  1. ” Sonhar tem essa simplicidade, mas se torna pesadelo e angustia quando ficamos apegados, ou quando ficamos só na idealização, procrastinando, sem tentar. ”
    Pode realmente virar um pesadelo. E do pior tipo. Até 1 mês atrás eu sofria com depressão severa, e após uma viagem que fiz, onde meditei bastante e conheci gente de todo tipo, descobri que essa era uma das origens principais pro meu estado. Os sonhos estavam me levando quase ao sono eterno, por conta da maneira como eu estava encarando eles.
    Não diria que já aprendi a lidar com esse apego, idealização e falta de ação totalmente, mas com certeza já melhorei demais e já sinto os efeitos no meu bem estar.
    Ótima postagem!

    Curtir

Deixe um comentário